Adestramento

Adestramento é simplesmente o treinamento do cavalo para desenvolver e usar seu corpo de forma que, mesmo montado, se movimente com fluidez, potência e alegria. É a base usada para treinar o cavalo jovem e para prepará-lo para modalidades hípicas como: salto, adestramento avançado, cross, arquearia montada, equitação de trabalho, etc.

Preparando o cavalo para ser montado

Bjarke Rink iniciando a égua Rússia

Esse trabalho já começa na doma do chão e depois tem sua sequência montada, reforçado com trabalho do chão mais refinado.

Nós ensinamos os nossos cavalos em sete etapas.

O cavalo aprende e mostra como, a partir dos seus reflexos naturais, devemos organizar a “cadeia de reflexos condicionados da equitação”. Da atitude, linguagem corporal, sons e gestos corretos do adestrador, dependerá o sucesso do futuro relacionamento e interação entre cavalo e o cavaleiro durante a equitação. Na sétima etapa o cavalo é montado e os comandos do chão são transferidos para cima.

Charlotte Dujardin e Valegro no Rio 2016 no galope alongado (Ariane Janér)

Montando a Favor do Cavalo

Seguimos os conceitos da Escala de Treinamento de Adestramento Alemã. Desta forma ensinamos os nossos alunos a criar uma sólida base de conhecimento equestre que permite se aperfeiçoar em todas as disciplinas e montar em harmonia com o cavalo.

Aprender a Montar

Aprender a montar é um processo, que tem várias etapas, que espelha o processo do cavalo. O primeiro objetivo do cavaleiro é buscar um assento independente. Sem ter esse equilíbrio em movimento não é possível montar a favor do cavalo.

Para chegar lá, o aluno precisa primeiro saber relaxar em cima do dorso do cavalo, porque tensão cria um círculo vicioso … o cavalo fica tenso também. Uma vez relaxado o aluno precisa treinar seu equilíbrio nas 3 andaduras do cavalo.

Esse equilíbrio deve vir do centro do seu corpo (músculos psoas, iliopsoas e rectus abdominis). Relaxado e equilibrado, vem a parte que para alguns é mais difícil: ficar no movimento do cavalo. Além dessas ajudas corporais também tem as ajudas da voz e uso consciente e técnico de chicote e esporas que, corretamente usados, reforçam os comandos de mãos e pernas.

A partir do assento independente, podemos nos comunicar com o cavalo através de ajudas de assento (pequenas mudanças de peso para manter ou mudar o equilíbrio do cavalo), das pernas (para incentivar o cavalo e atuar nas pernas traseiras) e rédeas (para controlar as espáduas do cavalo).

Para montar leve e a favor do cavalo, o aluno deve aprender como coordenar as ajudas, uma vez que o aluno sabe fazer isso muito bem, interpretando bem as reações do cavalo, ele pode influenciar o cavalo de forma sutil e leve. Para quem observa a parceria parece que tudo acontece em harmonia, que está vendo um centauro.

Incentivamos nossos alunos também em buscar conhecimento teórico por meio de livros e artigos, além de observar bons cavaleiros.

Alunos de Desempenho praticando o “espádua a dentro” na aula de Adestramento.



Aulas, Cursos, Clinicas e Competições

A Escola Desempenho oferece Aulas Avulsas e Cursos de Equitação

  • Básico (Iniciação e Fundamental) 
  • Intermediário 
  • Avançado

Após saber mais sobre sua experiência equestre, seus interesses e objetivos, podemos propor um programa de cursos. Também organizamos clínicas com instrutores convidados.

Através da nossa Equipe de Hipismo, os nossos alunos têm a oportunidade de participação em competições oficiais de Salto, Adestramento e Hipismo Completo.