O Enigma do Centauro

Livro

Bjarke Rink mostra nesse livro como a parceria Homo-Caballus mudou o  mundo. Será que ainda existiriam cavalos se os humanos não teriam descoberto a equitação? E como teria sido a nossa civilização sem essa junção de velocidade equina com raciocino humano?

O Enigma do Centauro (disponivel em inglês como The Centaur Legacy) é fruto das pesquisas de Bjarke Rink sobre as origens da equitação. Em Parte I, O Catalisador da História, defende uma tese inédita na antropologia e na história: se o cavalo tivesse sido extinto como o mamute, o mundo estaria no desenvolvimento tecnológico das cidades-estados da Idade Média. Isto é, não existiriam automóveis, aviões nem computadores.

Em Parte II, Em Busca do Centauro, mostra que, com a domesticação do cavalo e a invenção da equitação o homem quebrou a barreira da velocidade biológica humana e conquistou o mundo num ritmo estonteante. Sem a aceleração das trocas culturais, provocada pela velocidade do cavalo, dificilmente as Américas teriam sido descobertas, e se Colombo tivesse empreendido a viagem transatlântica, o vasto interior norte-americano ainda estaria em fase de desbravamento.

Em Parte III, Odisséia na Ciência, mostra que a neurofisiologia da equitação é possivelmente a mais complexa tecnologia já dominada pela mente humana. 

Comprar ENIGMA DO CENTAURO (versão impressa ou ebook)